Reitoria da Unicamp propõe integração das ações de sustentabilidade

Reitoria da Unicamp propõe integração das ações de sustentabilidade

A Unicamp reforça seu compromisso com a sustentabilidade como eixo central de sua gestão. Entre as novas medidas anunciadas:

  • Será lançado, no dia 5 de setembro, um edital de apoio para professores, pesquisadores e estudantes envolvidos em projetos para a COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

  • Também foi publicada uma portaria definindo quem compõe a delegação oficial da Unicamp para a COP-30, que participará do Pavilhão das Universidades na Blue Zone.

  • Está em estudo a criação de uma Diretoria Executiva de Sustentabilidade, vinculada ao gabinete do Reitor, para articular, ampliar e dar visibilidade às iniciativas relacionadas a sustentabilidade e mudanças climáticas. Espera-se que essa diretoria seja aprovada no segundo semestre de 2025.

  • A universidade iniciou a implantação do HIDS Unicamp (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), projeto que visa alterar a relação da Unicamp com a sociedade, a partir de inovações em sustentabilidade. O HIDS será implantado na Fazenda Argentina, área da universidade com cerca de 1,4 milhão de metros quadrados, com planejamento que inclui preservação ambiental, ocupação sustentável e criação de áreas verdes.

  • A estrutura proposta para a nova diretoria deve agregar órgãos já existentes como CSUS (Coordenadoria de Sustentabilidade), Escritório Campus Sustentável, Geare (Gestão Ambiental e de Resíduos), Escritório de Produtos Controlados, o sistema interno de gestão SiGeUS, e o Comitê Assessor de Sustentabilidade (CASusten).

Além disso, a Unicamp pretende fortalecer sua participação em redes universitárias de sustentabilidade, já faz parte de rankings nacionais e internacionais, e programou para outubro o Fórum de Mudanças Climáticas, no Instituto de Economia, para apresentar trabalhos e pesquisas desenvolvidas internamente no tema.

A intenção geral é institucionalizar as ações relacionadas à sustentabilidade — integrando-as a ensino, pesquisa, extensão e gestão — e aumentar a visibilidade e impacto da Unicamp nas discussões climáticas, tanto local quanto globalmente.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.